AMATCarajás apoia a campanha Outubro Rosa

02/10/2018

 

A AMATCarajás apoia a campanha internacional Outubro Rosa criada para sensibilizar a população sobre a alta incidência do câncer de mama no mundo. Originada nos Estados Unidos depois do congresso americano determinar o mês de outubro como o de prevenção à doença, a campanha correu o mundo e nos últimos anos também vem sendo realizada no Brasil. Aqui, ela orienta sobre a prevenção, informação e conscientização dos brasileiros, em especial as mulheres, para o câncer de mama.

A incidência da doença vem aumentando ao longo do tempo. No Pará, os índices são altos e temos a Força Tarefa em diminuir esses índices.

A prevenção é a melhor maneira de combater a doença. Ajude a conscientizar as mulheres para fazerem os exames periodicamente, pois com o diagnóstico precoce existem grandes chances de cura.

Para fazer o exame de prevenção ao câncer de mama no Pará, a mulher deve primeiramente procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa. E caso haja necessidade, ela será encaminhada para um dos 28 locais com procedimento de mamografias, mantidos pelo SUS e/ou conveniados, distribuídos em 15 municípios do Estado. Entre eles destacam-se os serviços de diagnóstico no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém; no Hospital Regional do Marajó, em Breves; nos Hospitais Regionais de Altamira e de Marabá, no Hospital Regional de Paragominas e na região sudeste, onde o tratamento é disponibilizado pelo Hospital Regional de Tucuruí.

 

Em Belém, a Unidade de Referência Especializada Materno Infantil (Uremia), vinculada à Sespa, é a responsável por este serviço. Na unidade são feitas 40 mamografias por dia, em média. A Casa da Mulher, mantida pela Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) também faz este atendimento.

O exame de mamografia é feito gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres em todas as faixas etárias. Mas, é recomendado pelos médicos que a avaliação seja feita antes dos 35 anos, somente em casos específicos. Já para mulheres entre 50 e 69 anos, é indicada a mamografia a cada dois anos.

E atenção! Existem vários tipos de câncer de mama. Por isso, também abrace esta causa. Faça parte da campanha Outubro Rosa, em casa, no trabalho, na escola por onde você for, para que juntos possamos combater essa doença.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com