AmatCarajas se manifesta contra transferência de concessão de benefícios da Vale para outras regiões do país

13/07/2018

A AmatCarajas, entidade que representa 38 municípios das regiões do Araguaia, Carajás, Lago de Tucuruí e parte do rio Capim no estado do Pará – território rico tanto em diversidade ambiental quanto socioeconomicamente - vem por intermédio desta, se manifestar contra a notícia veiculada esta semana na imprensa nacional, acerca da possibilidade de o Governo Federal transferir a renovação da concessão da ferrovia Carajás, em Parauapebas, sudeste paraense, para o porto de Itaqui, no Maranhão.


O minério paraense vem sendo explorado pela Vale S.A há décadas, e a renovação da concessão por mais 30 anos, agora está atrelada à condição da mineradora construir duas ferrovias no país, uma no centro-oeste e outra no estado de São Paulo, sudeste brasileiro, sem garantir, portanto, benefícios ao Pará.


A nossa região, por estar situada em plena Amazônia, é uma área rica não somente em biodiversidade de fauna e flora, mas em recursos minerais, que ao longo dos anos vêm sendo explorados continuamente por grandes projetos, e que pouco tem contribuído efetivamente para o desenvolvimento econômico regional, sobretudo em virtude da baixa empregabilidade e da estagnação nos investimentos relativos à verticalização da produção oriunda do setor extrativista mineral.


Nesta tocante, a AmatCarajás entende que o povo paraense não pode, mais uma vez, ser alijado do processo de desenvolvimento econômico do País, em detrimento de outras regiões, já que é o Pará tem contribuído efetivamente para alavancar os índices de exportação nacional com a extração de minério, entre eles o de Carajás.


Os benefícios concedidos pela renovação da concessão para a empresa Vale S.A. poderiam ser aplicados, por exemplo, na construção da ferrovia paraense, a Fepasa, modal de transporte importante para a economia regional.


A AmatCarajás repudia, portanto, toda e qualquer forma que venha impedir ou atravancar o desenvolvimento do Estado do Pará, inclusive a negligência por parte do Governo Federal, que ignora a grande contribuição que os municípios associados a esta entidade tem proporcionado a economia do país.

Leia a integra da Nota Técnica

 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com