Barragens da Mina do Sossego está sendo vistoriada pela Semas
Em:14/03/2019
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida, acompanhado do Grupo de Trabalho de Segurança em Barragens criado pelo Governo do Estado estão no município de Canaã dos Carajás realizando a primeira vistoria técnica nas barragens da Mina do Sossego, localizada no município.
As equipes avaliaram não apenas a barragem, de quase 42 metros de altura e com capacidade para concentrar 108 milhões de metros cúbicos (m³). Técnicos da Semas também vistoriaram as estruturas de contenção de fino (diferentes diques) do empreendimento, que explora concentrado de cobre.
Além da Semas, a Defesa Civil Estadual participa da ação preventiva, com o coordenador adjunto, tenente-coronel Jayme Benjó, que integra o Grupo de Trabalho de Segurança em Barragens criado pelo Governo do Estado.
"Cinco grupos foram criados para realizar as vistorias nas regiões Sudeste, Sudoeste, Baixo Amazonas, Paragominas e Barcarena. As equipes são multidisciplinares. Os integrantes são geólogos, biólogos, engenheiros ambientais, entre outros. No total, serão vistoriadas 56 estruturas até 5 de abril", informou Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
As próximas estruturas de contenção de rejeitos que devem ser vistoriadas ficam em Paragominas, no sudeste paraense. Os resultados das avaliações técnicas nas barragens ainda serão apresentados ao Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo de Barragens.
A próxima reunião está marcada para o dia 15 de fevereiro, quando o GT deve traçar os planos de vistorias. “Definiremos na próxima semana a estrutura de um plano de vistorias das 18 barragens licenciadas pela Semas, que possuem as maiores dimensões e que requerem maior atenção. Reforçamos que elas não apresentam elementos de urgência e emergência nesse momento”, ressaltou Mauro O' de Almeida, secretário da Semas.
Com informações da Agência Pará