AmatCarajás apoia Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti

27/11/2018
Teve início neste domingo (25) a Semana Nacional de Combate ao aedes aegypti em todo o país. A população está convocada para unir esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Os órgãos municipais e a população devem realizar ações de combate ao mosquito, como visitas domiciliares, mutirões de limpeza e distribuição de materiais informativos.
De acordo com o Ministério da Saúde a Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) orientou estados e municípios a realizarem atividades para instruir as comunidades sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito. A semana fecha com o dia D, no próximo dia 30, de combate ao Aedes, com a realização de mutirões de limpeza em todos os espaços, incluindo os órgãos públicos.
A AmatCarajás apoia a semana de combate ao mosquito e orienta os municípios associados a desenvolver ações de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
AÇÕES PERMANENTES DE COMBATE AO AEDES
Como o combate ao aedes aegypti deve durar todo o ano, a interação entre diversos setores ajuda neste trabalho. Cada município deve criar a sua sala de situação, seguindo o modelo das salas estaduais e nacional. Já foram instituídas 2.166 salas municipais em todo o país.
Entre as atividades planejadas que deverão ser administradas pela sala de situação, estão as visitas domiciliares, distribuição de materiais informativos e educativos, murais, rodas de conversa com a comunidade, oficinas, teatros e gincanas.
Dados nacionais apontam redução nas três doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, entre janeiro a novembro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, porém, alguns estados apresentam aumento expressivo de casos de dengue, zika ou chikungunya. Por isso, é necessário intensificar agora as ações de eliminação do foco do mosquito para evitar surtos e epidemias das três doenças no verão.
Confira a reportagem na íntegra no site do Ministério da Saúde: