Canaã dos Carajás: famílias cadastradas nos programas de assistência social do município vão receber vale-alimentação

Em: 24/07/2020 

A plataforma EnemPará lançada dia 29 de junho, pelo governo do Pará, por meio das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Educação (Seduc), com apoio do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) vem buscando soluções, em parceria com as secretarias de Educação dos municípios para atender os alunos da rede pública de ensino que concorrem a uma vaga no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio.

Um grande diferencial é garantir a participação dos estudantes que têm dificuldades de acesso a equipamentos (notebooks, tablets e celulares) e a uma boa conexão de internet.

Um dos municípios que está atendendo à proposta do Estado é Canaã dos Carajás. A secretária Municipal de Educação, Roselma Milano, disse que não foi necessário fazer nenhum investimento significativo para disponibilizar quatro polos de atendimento aos estudantes, sendo três na área rural e um na área urbana. Foram utilizadas as estruturas das escolas já existentes, com computador e internet, para que os alunos pudessem ter acesso à plataforma do EnemPará.

Ela informou que uma equipe da Secretaria está responsável por organizar o acesso dos alunos aos polos, a fim de que sejam obedecidos todos os protocolos de segurança exigidos neste momento de pandemia, com disponibilização de álcool em gel, máscaras e luvas. Além disso, após cada atendimento, é feita uma pausa de 30 minutos para que os equipamentos sejam higienizados. “Em meio a este cenário de tantas incertezas em razão do que estamos vivendo, para nós participar do projeto EnemPará é uma honra. Essa estratégia, que é muito significativa no processo de ensino-aprendizagem, incentiva os nossos jovens a continuarem buscando uma alternativa para prosseguir com os estudos”, avaliou a secretária.

O coordenador do EnemPará, Yuri Santiago, contou que as prefeituras paraenses já foram procuradas para avaliar a realidade dos alunos, assim como para contribuir com alternativas que possam oferecer o acesso dos estudantes a plataforma. Nós procuramos todas as prefeituras do Estado, pois sabemos que a realidade do estudante não é 100% com acesso aos equipamentos adequados ou a uma boa internet. Pesquisas mostram que, na rede pública, é algo em torno de 30%. Este contato com as prefeituras foi feito em duas frentes. Primeiro, para que elas pudessem ajudar com a divulgação da plataforma, e depois que viabilizassem nos municípios o que chamamos de polos, que seriam, na verdade, uma sala de informática com computadores e acesso à internet, para que esses alunos pudessem participar, ampliando o público atendido”, informou.

Alterativas  

Outros municípios planejam oferecer as aulas de outras formas, como transmiti-las em espaços amplos e arejados, por exemplo ginásios municipais, contando inclusive com aulas presenciais dos professores da rede local de ensino. Outra ideia seria a criação de parceria com empresas dos municípios, para que liberem seus sinais de wi-fi quando encerrarem o expediente, garantindo aos estudantes do entorno acesso à internet.

A AMATCarajás ressalta que com a plataforma é possível diminuir as distâncias e garantir a integração dos estudantes com os conteúdos que serão cobrados no Enem deste ano. Além disso, é importante divulgar a plataforma para os alunos que tem acesso à internet e discutir soluções para atender à necessidade dos jovens que não possuem equipamentos e nem internet. Uma outra alternativa é buscar um diálogo com a Seduc para construção de parcerias que possam ampliar o acesso. (Com informações da Ag. Pará)

 

Acesse a Plataforma: https://www.enempara.com/

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com