Municípios devem elaborar levantamento sobre Aedes aegypti
30/01/2017
O Mistério da Saúde tem adotado novas medidas para auxiliar os municípios no combate ao mosquito Aedes aegypti. Na última quinta-feira (26), foi publicada uma resolução que torna obrigatório o levantamento entomológico de infestação por Aedes aegypti pelos municípios.
O documento considera a necessidade de intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle do mosquito, e determina que as informações sejam encaminhadas para a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), a qual ficará responsável no envio das informações para o Ministério da Saúde. Entre os critérios estabelecidos na resolução, consta um Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), no caso de cidades com mais de dois mil imóveis. Já os municípios com menos de dois mil imóveis deverão realizar o Levantamento de Índice Amostral (LIA) e, as cidades sem infestação do mosquito, devem realizar monitoramento por ovitrampa ou larvitrampa.
A AMATCarajás alerta todos os municípios associados para que se juntem a Campanha Nacional no combate ao Aedes aegypti Logo, é necessário informar e mobilizar a população para que o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Vírus Zika e febre Chikungunya sejam realizados de maneira consciente e contínua em toda a região sul e sudeste do Estado.
É importante que os secretários municipais de saúde leiam a íntegra da resolução para saber mais informações sobre os critérios estabelecidos na resolução.