Educação foi o tema do Diálogo Municipalista em Belém

11/08/2017
Reunindo dezenas de prefeitos, vereadores, secretários municipais e técnicos, o Diálogo Municipalista, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), nesta quinta (10) e sexta-feira (11), em Belém, foi avaliado como fundamental para debater a realidade dos estados da região Norte.
“Essa é uma oportunidade de troca, onde percebemos que os problemas que outros municípios passam são os mesmos dos nossos, e assim podemos juntos buscar novas soluções”, declarou a prefeita Maria da Graça Medeiros, de Nova Ipixuna do Pará. O evento reuniu representantes dos estados do Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Durante a abertura, a CNM foi representada pelo seu tesoureiro, Hugo Lembeck, que destacou os eventos promovidos pela entidade, como a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, as conquistas municipalistas atingidas este ano e reforçou a necessidade de manter a união do movimento municipalista. “Tem que ser um movimento perene, contínuo, para que a gente possa ter resultados efetivos. A CNM não trabalha sozinha, nós precisamos do apoio e da participação de todos vocês”, declarou.
Durante os dois dias de evento foram abordadas as obrigações constitucionais, a organização da gestão administrativa, a pauta municipalista e a articulação no Congresso Nacional, a política de resíduos sólidos, a repatriação, o subfinanciamento de políticas, o regime de previdência, entre outros.
Dos municípios que integram a AmatCarajás participaram os prefeitos de Canaã dos Carajás, Jeová Gonçalves; de Breu Branco, Francisco Garcez; Goianesia do Pará, Ribamar Lima; e a prefeita de Nova Ipixuna, Maria da Graça Medeiros.



