Tucumã recebe autorização para funcionamento regular das escolas e creches do município 

A rede de educação do município de Tucumã, sudeste do estado, participou na manhã de hoje (17) de uma cerimônia de entrega da autorização para o funcionamento regular das 17 escolas e creches municipais. O evento aconteceu durante sessão plenária no Conselho Estadual de Educação (CEE), em Belém. 
O CEE é o órgão responsável pela regulação, supervisão e avaliação das instituições e cursos de Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino do Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Para receber a autorização, as secretarias de educação, juntamente com os diretores das escolas municipais, devem cumprir as normas estabelecidas na resolução 001/10, que dispõe sobre a regulamentação e a consolidação das metas estaduais e nacionais aplicáveis à Educação Básica. 
De acordo com a secretária de educação de Tucumã, Maria da Conceição Rocha, o ato de autorização representa a concretização de um trabalho realizado, pois uma escola sem sua documentação legalizada é a mesma coisa de uma escola que não oferece uma educação de qualidade, é muito importante pra todos ver a concretização de tudo isso.    
A autorização é um documento necessário e obrigatório para que toda instituição de ensino, seja ela de educação básica ou superior, precisa para funcionar regularmente. As escolas que não possuem este documento estão funcionando de modo irregular e podem comprometer a vida estudantil dos alunos. Segundo a presidente do CEE, Suely Menezes, a responsabilidade da escola de legalizar a sua documentação é extraordinária, porque ela está lidando com a vida futura e profissional daquele aluno. “Não há possibilidade de um município crescer sem as decisões políticas de um secretário e um prefeito. Essas decisões são exemplos de uma gestão comprometida”, concluiu. 
Na ocasião,  estiveram presentes os membros do CEE, secretários, diretores e representantes das escolas e creches de Tucumã. Como o município cumpriu todas as normas exigidas pelo CEE, à autorização tem validade de, aproximadamente, cinco anos. Entre as metas alcançadas está: disponibilidade de imóvel adequado ao nível de ensino pretendido; infraestrutura física destinada às atividades educacionais; projeto de promoção de acessibilidade; práticas pedagógicas próprias e inovadoras no âmbito da escola; profissionais adequados ao cargo a ser exercido e outros documentos autorizativos.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com