Estimativa populacional altera coeficiente de municípios que integram a AMATCarajás

29/08/2018
Os municípios de Rondon do Pará e Xinguara terão os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) atualizados de acordo com a estimativa divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações ainda serão confirmadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o exercício de 2019.
Os coeficientes de repasse do FPM são definidos pelo número de habitantes, além da estimativa populacional servirem para o cálculo de indicadores econômicos e sócio demográficos nos períodos intercensitários. O coeficiente de Rondon do Pará passa de 2,0 para 2,2 e Xinguara de 1,8 para, 2,0, o que implica no aumento do FPM a partir de 2019.
Vale lembrar que os 268 municípios próximos das faixas de mudança do FPM, até 500 habitantes, podem entrar com recurso também no IBGE para rever a população e tentar aumentar os coeficientes do FPM para o próximo ano. A AMATCarajás destaca quatro municípios do sul e sudeste do Pará que estão entre os 268 municípios brasileiros, são eles: Bom Jesus do Tocantins, Cumaru do Norte, Nova Ipixuna e Santana do Araguaia. Os gestores municipais que queiram contestar os números de habitantes, terão até dia 17 de setembro para formalizar os questionamentos junto ao IBGE.
Os demais municípios que integram a AMATCarajás permanecem com os mesmos coeficientes referente ao ano de 2018, acompanhe as planilhas em anexo.