AmatCarajás promove diálogo direto com Comissão do Pará Sustentável

30/08/2017
Os pontos que impedem os municípios de receberem recursos de convênios e verbas/equipamentos de emendas parlamentares foi o principal ponto de debate no encontro organizado pela AmatCarajás, entre os prefeitos do Sul e Sudeste do Estado e uma Comissão do Programa Pará Sustentável. A reunião ocorreu paralelamente a programação do Fórum e foi conduzida pelo presidente da Associação e Prefeito de São Domingos do Araguaia, Pedro Paraná.
“O Pará Sustentável tem muitos programas que podem ser inseridos nos municípios, mas sabemos que tem muitos municípios com problemas e não vão poder ter acesso a estas ajudas do Governo do Estado. Como somos uma das maiores associações e queremos que todos os municípios sejam tratado igualmente, vamos discutir qual a melhor forma de adequar os municípios”, destacou Pedro Paraná.
Um dos pontos levantados foi o pedido de adequação, através de decreto, da legislação que insere os municípios no Siafem (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios), mesmo antes do julgamento das contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Esta questão foi apoiada pelos Deputados Estaduais Miro Sanova, Eliane Lima, Gesmar Costa e Fernando Coimbra, que estiveram presentes na reunião dando apoio aos prefeitos.
“A reunião foi muito importante e avaliamos com muita gratificação que a gente vai ter a oportunidade de estar mais próximo dos projetos do Pará Sustentável 2030. A reunião foi muito proveitosa e a gente espera o sucesso garantido através da Amat e o Governo do Estado”, destacou o Prefeito de Rondon do Pará, Arnaldo Rocha.
Participaram da reunião os membros do Grupo de Trabalho de Apoio à Implementação do Programa Municípios Sustentáveis: a ex-prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher; o ex-prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira; o ex-prefeito de Bannach, Walber Milhomem; e o ex-prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca. Como amigo da Associação participou o empresário Ricardo Souza.
Veja fotos abaixo:





