Professora de Marabá é destaque em Premiação do MEC

21/09/2018

A professora Luciane Fernandes Ribeiro, da rede municipal de ensino de Marabá, teve o seu projeto classificado como “Destaque” na fase estadual do Prêmio “Professores do Brasil”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). 

O projeto desenvolvido com seus alunos da Escola Municipal Doralice de Andrade Vieira, denominado “Retratos do cotidiano escolar” é um dos 4.040 inscritos em todo o País. O prêmio é voltado a professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Segundo a educadora, a ideia do “Retratos do Cotidiano Escolar” surgiu a partir de sua percepção do gosto dos alunos do 8° e 9° ano pela fotografia e, passeando por suas redes sociais e observando suas incontáveis “selfies” no recreio, imaginou que poderia incluir algo tão presente na vida deles para trabalhar o conteúdo de Artes, bem como torná-la mais significativa e próxima da realidade. “Então, uni a fotografia e o ambiente escolar, com o objetivo de fazer com que eles compreendessem melhor o espaço onde estudam, ampliando o conhecimento que se tem de escola, conceito muitas vezes limitado. Ou seja, foi uma forma de fazê-los compreender o meio e sensibilizá-los, também, sobre as experiências vividas no espaço da escola”, conta a professora.


Como resultado deste trabalho, segundo Luciane Ribeiro, foi possível fomentar contribuições para uma aprendizagem significativa, propondo uma reflexão acerca do ambiente, conhecer melhor e ampliar o olhar que se tem. “Como em uma crônica – gênero que convida o leitor a enxergar algo por meio de um olhar tão pessoal – assim cada fotografia tirada pelo aluno é um convite a apreciar o que há por trás de olhos tão atentos e sensíveis”, avalia.

O projeto também foi um desafio para que os alunos compreendessem que a escola não é apenas a estrutura física nem só arquitetura, mas um ambiente de emoções, lembranças e experiências. Os conteúdos foram escolhidos para que auxiliassem na aprendizagem do que foi proposto a eles.

Durante várias aulas, os alunos estudaram sobre fotografia, além de participarem de oficina com um profissional da área, convidado pela professora Luciane.

Na fase prática, eles fizeram fotos dos ambientes da escola e depois houve uma seleção para uma exposição que foi realizada durante o projeto “Dia D da Família na Escola”, no primeiro semestre deste ano. “Hoje, tenho a plena convicção de que trabalhar a arte em sala de aula vai muito além de apenas tentar interpretá-la. Ela pode ser vivenciada”, conclui a professora, que atua também na Escola Paulo Freire.

De 26 a 28 deste mês, o projeto “Retratos do cotidiano escolar” ficará em exposição no SESC de Marabá e estará aberto à visitação pública. Quem quiser saber mais sobre o projeto pode acessar o seguinte

link: https://www.youtube.com/watch?v=jPgpz620_QE&feature=youtu.be.

 

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Marabá

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com