Encontro do TCM reuniu prefeitos e vereadores da região de integração da AMAT

Com objetivo de garantir eficiência e esclarecer dúvidas sobre o uso dos recursos públicos para os próximos quadros anos de gestão municipal. Prefeitos e vereadores dos municípios do sul e sudeste do Pará estiveram em Belém nos dias 03 e 04 de novembro, para participar do encontro realizado pelo Tribunal de Conta dos Municípios (TCM), no Centro de Convenções e Feira da Amazônia (Hangar), com o tema Transição Responsável Para uma Gestão de Qualidade. 

O evento tem como objetivo capacitar gestores para a adequação da gestão dos recursos públicos municipais no período de 2017 a 2020, bem como repassar orientações técnicas quanto ao processo de transição governamental no âmbito municipal. 

A abertura do encontro reuniu cerca de 2 mil pessoas com palestras e paneis. Os assuntos mais abordados foram à falta de repasse de informações da gestão em exercício, para os gestores e vereadores eleitos. Foi destaque também a falta de responsabilidade com os recursos públicos, deficiência no balanço nas gestões municipais e o desvio de patrimônio público.

O presidente do TCM, Cesar Colares, esclareceu que o papel do Tribunal, é orientar, antes de punir. O encontro tem este objetivo, pois ele é pedagógico. Por isso, a importância de discutir com os gestores desde a transição de mandato e vários assuntos que são importantes na gestão municipal.

O TCM é responsável pela análise das gestões municipais, através da auditoria e fiscalização das contas das prefeituras e câmaras municipais. A AMATCarajás, através da sua equipe técnica orienta seus municípios associados com relação as suas obrigações enquanto gestor dos recursos públicos, bem como sobre os prazos, normais e regras estabelecidas pelo TCM que deverão ser cumpridas pelos prefeitos e secretários municipais. 

O encerramento do encontro foi realizado com a palestra criatividade e responsabilidade em épocas de crise, ministrada pelo Governador do Estado, Simão Jatene. Na ocasião, o governador citou a crise econômica enfrentada no Brasil, e no Estado, bem como os sacrifícios que os gestores municipais terão que fazer para enfrentar as dificuldades em 2017. 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com