Prefeitos que integram o Cisat buscam apoio no Ministério da Saúde

13/09/2017
Em reunião ocorrida nesta segunda (11), em Brasília, prefeitos do Sul e Sudeste do Pará que integram Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Araguaia e Tocantins (Cisat) apresentaram demandas da região à equipe do Departamento de Atenção Básica da Secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, atualmente dirigido por João Salame.
Os principais pontos abordados na reunião foram os repasses fundo a fundo do Governo Federal, que de acordo com os prefeitos estão incompatível com a realidade, pois os valores repassados são abaixo da demanda de atendimento que de fato ocorre nos municípios. Destacaram que o valor destes repasses precisam ser corrigidos para que um melhor serviço de saúde seja prestado.
Outro ponto da pauta foi o apoio do Governo Federal diretamente no Consórcio. Hoje, os serviços oferecidos pelo Cisat são realizados com recursos que saem de cada um dos 12 municípios membros apenas. Destacaram a importãncia de auxílio financeiro do Governo Federal, pois o Consórcio leva aos municípios o atendimento de média complexidade, através de consultas e exames em diversas especialidades. Um exemplo é o atendimento oftalmológico, feito através de unidade móvel que percorre os municípios, realiza a consulta e entrega os óculos.
Além os pontos abordados durante a reunião, foram solicitados alguns equipamentos, via ofício, para auxiliar o atendimento da população através do consórcio, como camionete, Unidade Móvel Odontológica e ambulância. Estiveram presentes na reunião os prefeitos de Itupiranga, José Milesi; de Palestina do Pará, Cláudio Robertino; de Nova Ipixuna, Maria da Graça Matos; de Eldorado dos Carajás, Célio Rodrigues; e de Brejo Grande do Araguaia, Marcos Dias.

