FNDE em Ação reúne secretário e técnicos de educação em Belém

26/10/2017

Na manhã desta quinta-feira (26), teve início a programação da Oficina FNDE em Ação, realizada em Belém, pelo Ministério da Educação. Com cerca de 300 participantes, estiveram presentes prefeitos, secretários de educação e técnicos de cerca de 30 municípios da região de integração da AmatCarajás. Os prefeitos de Marabá, Tião Miranda e a Prefeita de Ulianópolis, Neuza Pinheiro estiveram na abertura.  

A programação foi aberta pelo representante do FNDE, Carlos Alberto Fortini que destacou o objetivo da oficina de capacitar os presentes sobre diversos temas relacionados a área de educação e oferecer apoio técnico. “A gente percebe que vocês estão aqui atrás de informação e estamos aqui para auxiliá-los. Desejo que tenham dois ótimos dias de capacitação e formação”, declarou.

Durante o evento, que segue até esta sexta-feira (27), os participantes terão acesso a palestras sobre os temas: Prestação de Contas, Monitoramento e Execução de Obras, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Transporte Escolar (PNATE e Caminho da Escola) e Plano de Ações Articuladas. Além das palestras, os municípios receberão atendimento técnico da equipe do FNDE.

Na abertura, a Secretária de Educação, Ana Cláudia Hage ressaltou a importância do apoio do FNDE para o avanço da educação no Estado do Pará. “Vamos pedir o que temos condições de operacionalizar, até para não sermos no futuro os gestores que plantaram sonhos mas deixaram frustrações. Que agente transforme nossos sonhos de educadores em realidade. Vamos usar este trabalho do FNDE como um momento de reflexão e de planejamento do que podemos fazer nos próximos anos”, falou aos presentes.

Em nome de todos os secretários municipais de educação do Estado, a Secretária de Educação de São Félix do Xingu, Viviane Cunha, falou um pouco sobre a realidade diferenciada dos municípios do Pará e pediu apoio as necessidades que a educação local possui. “Temos desafios no transporte escolar, na merenda, no atendimento dos recursos que recebemos do FNDE e com a folha de pagamento por conta dos recursos recebidos pelo FUNDEB. Se nós realmente não tivermos um olhar diferenciado enquanto região norte, enquanto Estado do Pará, não conseguiremos chegar daqui a 5 ou 10 anos com uma educação pública de qualidade para todos, que é o que queremos. Parabenizo todos estarem hoje aqui e acredito que o PAR talvez seja o caminho mais breve que temos, nesse momento, para tirar um dos grandes problemas que temos que é de infraestrutura. Nos olhem, mas nos vejam e nos atendam em tudo que for possível e necessário aos nossos municípios”, declarou.

 

Veja fotos do evento:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com