Ministério da Saúde anuncia reforço para atenção básica de 85 municípios do Pará

31/07/2017
Nesta segunda-feira (31), o Ministro da Saúde Ricardo Barros esteve em Belém onde reuniu com prefeitos e secretários municipais de saúde para ouvir demandas. Na ocasião, anunciou a liberação de R$ 36 milhões para reforçar o atendimento em atenção básica no Pará. O valor será dividido para 85 municípios, que utilizarão para custear 176 novas Equipes de Saúde da Família, contratar 503 novos Agentes Comunitários de Saúde, 79 novas equipes de Saúde Bucal, instalar 27 novos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, uma nova Equipe de Consultórios na Rua e duas novas Equipes de Saúde Prisional.
As principais reivindicações apresentadas ao ministro foram referentes à falta de investimentos em diversas áreas, entre as quais, medicamentos para pessoas com o vírus HIV, recursos para serviços de hemodiálise, condições de trabalho para agentes comunitários da saúde e a falta de verba para concluir as Unidades de Pronto Atendimento (UPA`S).
“Estamos destinando um recurso bastante significativo para o estado do Pará com o intuito de ajudar o gestor a prestar um serviço de mais qualidade à população. É um esforço muito grande que temos feito, não apenas aqui, mas em todo o Brasil. Por isso, vamos manter a boa parceria da União com estados e municípios para que possamos continuar avançando”, destacou Ricardo Barros.