Cooperação entre Funasa e UFRA beneficiará municípios do Sul e Sudeste do Pará
13/11/2017
Na manhã desta segunda-feira (13), 39 municípios paraenses assinaram um Termo de Cooperação com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Universidade Rural da Amazônia (UFRA), para a implementação de estratégias de combate ao Aedes Aegypti. Os municípios contemplados foram selecionados de acordo com os dados do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), do Ministério da Saúde, por estarem em situação de alerta ou risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito.
Dos municípios que integram a AmatCarajás, assinaram o termo: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Cumaru do Norte, Curionópolis, Floresta do Araguaia, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Pau D'arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Para, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Santarém, São Domingos do Araguaia, São Felix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.
Com as assinaturas dos termos, os municípios receberão apoio para a implantação de Núcleos de Educação e Saúde Ambiental, para capacitação dos técnicos municipais, para criação de normativa para formação de Jovens Vigilantes do Saneamento (JOVs) e para elaboração de material educativo para comunidade.
Para o prefeito de Floresta do Araguaia, Adélio Sousa, a atitude preventiva traz melhores resultados para enfrentar a Dengue, Zika e Chikungunya. “Temos que combater o mais rápido possível, pois sabemos que o mosquito cresce nessa época do ano e essas doenças aumentarão de quantidade e podem até levar à morte”, declarou. O prefeito de Breu Branco, Francisco Garcês, destacou que “ações como esta vem somar muito com o governo municipal no combate à dengue e outras doenças, é importante esta parceria para auxiliar na erradicação”.
Além dos prefeitos, estiveram presentes secretários de saúde dos demais municípios. Representando as instituições participaram do evento, o Superintendente da Funasa Pará, Geovane Aguiar; a Vice-Reitora da UFRA, Janae Gonçalves; e o presidente da Famep, Xarão Leão. A AmatCarajás foi representada por Regina Jacob, coordenadora da área da saúde.
Veja fotos aqui:






