Região sofre com enchentes e Defesa Civil capacita municípios na busca de assistência
Aproximadamente quinze municípios que integram o sul e sudeste do Pará declararam situação de emergência deste o inicio do mês de fevereiro, em virtude das fortes chuvas na região, que causaram enchentes, interdição de estradas e destruição de pontes.
De acordo com o relatório apresentado pela Defesa Civil do Pará, já choveu mais de 80% do que estava previsto para todo o mês de fevereiro e 13.638 pessoas foram atingidas pelas chuvas, sendo que 464 delas foram atingidas na habitação, tendo 264 ficado desalojadas e 200 desabrigadas. Todas estão em abrigos criados pelos municípios.
As rodovias PA 287, PA 279, PA 327, PA 449 foram as mais prejudicadas pelas chuvas. O acesso para a cidade de Xinguara através da BR 155 também foi afetado, pois um trecho da rodovia cedeu interditando o tráfego no local. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recuperaram, provisoriamente, parte da estrada.
Ações
Diante da ocorrência de enchentes na região, a Defesa Civil do Estado, a AMATCarajás, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Secretaria de Estado de Transporte (Setran) estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (14), com prefeitos e servidores das defesas civis municipais realizando uma capacitação para o acesso ao Sistema Nacional de Defesa Civil.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, Francisco Cantuária, o objetivo da reunião foi preparar os municípios para que possam inserir informações necessárias no Sistema Nacional, para que a ajuda e assistência aos desabrigados chegue mais rapidamente aos municípios, seja através do governo estadual ou federal.
O presidente da AMATCarajás, Pedro Paraná, esteve na reunião e ressaltou a importância das secretarias estaduais e entidades estarem unidas nas ações emergências para ajudar os municípios e principalmente as famílias desabrigadas. “Nesse momento, toda ajuda será bem recebida nos municípios afetados, seja recuperando áreas atingidas pelas enchentes ou através de assistência às famílias desabrigadas”, concluiu.
Nas regiões Sul e Sudeste, a Defesa Civil está atuando com os efetivos do Corpo de Bombeiros dos quarteis de Marabá, Redenção, Parauapebas e Canaã dos Carajás. Em cada unidade do CBM, 12 bombeiros, por plantão, integram a equipe de socorro.
Confira o Boletim da Defesa Civil aqui!



