Reunião sobre desmatamento ilegal reúne gestores municipais do meio ambiente

Em:20/08/2019

 

 

Secretários e técnicos do meio ambiente dos municípios que integram a AMATCarajás, estão participando, em Belém, da 26ª reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

 

O encontro que aconteceu nesta segunda e terça-feira (19 e 20), no auditório da Sudam, e teve  como foco debater as políticas públicas para o combate ao desmatamento ilegal no Pará, assim como planejar estratégias para a fiscalização ambiental e a realização de ações sustentáveis nos municípios.

 

Na oportunidade, o procurador do Ministério Público Federal, Ricardo Negrini, falou sobre a importância da união de todos em prol do meio ambiente. “Temos informações de alto nível sobre o desmatamento, sabemos mapear e precisamos de fiscalização ambiental. Se não tivermos as secretarias municipais atuando com os demais órgãos, nós não teremos o resultado que gostaríamos”.

 

O desenvolvimento da regularização fundiária no Estado esteve entre os assuntos abordados no primeiro dia do evento. Nesse sentido, o secretário de meio ambiente de Curionópolis, Adauto Santos, ressaltou a importância das autoridades realizarem fiscalizações de construções de garimpos clandestinos em assentamentos. 

Ao final do evento, os secretários dos municípios de Santa Maria das Barreiras, Redenção, Tucumã e Canaã dos Carajás receberam o certificado de Município Verde, pelo cumprimento das metas em 2019.

Também estavam presentes no encontro, os representantes dos seguintes municípios:

Água Azul do Norte, São Félix do Xingu, Bannach, Ulianópolis, Novo Repartimento, Bom Jesus do Tocantins, Eldorado dos Carajás, Pau D'arco, Goianésia do Pará e Rondon do Pará.

 

Dados

 

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais (INPE), cerca de 70% dos Alertas de Desmatamento entre julho de 2018 e agosto de 2019 registrados no Estado, foram localizados em áreas da federação.

 

Nesse sentido, o Governo do Pará na última sexta-feira (16), apresentou algumas medidas que serão realizadas com objetivo de intensificação de operações de combate ao desmatamento ilegal no Estado.

 

Como por exemplo, a Falcão Peregrino, em áreas estaduais e a busca pela criação de um Termo de Cooperação com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) são algumas das ações para proteger a floresta. A intenção é garantir o combate também em áreas federais, de responsabilidade da união.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com