Eldorado dos Carajás
Município
Data de Emancipação: 13/12/1991, Lei Estadual n.º 5687
Data de Instalação: 01/01/1993
Gentílico: eldoradense
População Estimada 2015*: 32,664 habitantes
Área Territorial: 2.956,68 km²
Densidade Demográfica: 10,75 hab/km²
IDH**: 0,560
Localização
Mesorregião: Sudeste Paraense
Microrregião: Parauapebas
Região de Integração: Carajás
Gestão Municipal
Prefeito Municipal: Célio Rodrigues da Silva
Vice-Prefeito Municipal: Manoel Ilario Alves Noronha
Endereço da Prefeitura: Rua da Rodoviária, 30 - Km 2 - Centro
CEP: 68524-000
Telefone:(94)3347-1114/1115
Site Oficial:
Histórico
Eldorado dos Carajás, assim com praticamente toda a região Sul do Pará teve sua origem ligada aos grandes projetos minerários locais. Desde o início da década de 1970 a região de Eldorado vivencia o Projeto Grande Carajás que previa desde a instalação de uma infraestrutura para extração do minério da Província Mineral do Carajás, a alojamento do pessoal, condições logísticas, indústrias de beneficiamento mineral, matriz energética, infraestrutura urbana e comercial, e cadeia produtiva local para abastecimento do projeto. Eldorado portanto, se inseria nesta última categoria do projeto, pois além de cumprir com um dos grandes objetivos do governo militar que era "promover a ocupação de vazios demográficos", também permitia a instalação de uma colonização de caráter agrícola que viria resolver dois problemas cruciais: migração da mão-de-obra e a produção local. Portanto a colonização da Gleba Abaeté oferecia todas as condições para que pudesse ser realizada com êxito.
Etmologia
O nome Eldorado foi escolhido por representar o boom mineral que a região onde está o município vivenciava nos primeiros anos de sua formação. Se relaciona com a antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas. Falava de uma cidade cujas construções seriam todas feitas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis. O imaginário popular dos primeiros habitantes de Eldorado dos Carajás refletia a busca pela "cidade perdida" pelas "montanhas de ouro". O termo Eldorado (El Dorado em castelhano) significa "O homem dourado".
O complemento ao primeiro nome, "Carajás", existe em função da proximidade do município com o grande complexo geológico regional: a Serra dos Carajás. A influência dos projetos mineralógicos desenvolvidos no maciço da Serra dos Carajás acabou se encerrando no próprio nome do município. O termo Carajás (Karajá em Jê), "Kara" brilhante e "Já" céu, significa basicamente "estrela".
* Fonte: IBGE.
** Fonte: Atlas Brasil 2013 PNUD.
***Site da Prefeitura
