Encontro reúne prefeitos e secretários municipais de meio ambiente

28/06/2017

Iniciou nesta quarta-feira (28), o I Encontro com Gestores Municipais para o Fomento de Políticas Públicas Sustentáveis e Alternativas de Controle, Monitoramento e Combate ao Desmatamento e a 24ª Reunião Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes – COGES, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Programa Municípios Verdes (PMV).

 

A programação foi iniciada com a Reunião do Coges, conduzida pelo Secretário de Meio Ambiente, Luiz Fernandes Rocha e pelo Secretário Extraordinário do PMV, Justiniano Neto. Reunindo representantes de dezenas de órgãos relacionados ao tema, a reunião apresentou aos secretários municipais de meio ambiente dos 144 municípios do Estado, dados sobre desmatamento e ferramentas que podem ser utilizadas pelos municípios em prol da gestão ambiental.

 

Entre os municípios que integram a AmatCarajás, participaram da reunião representantes de Goianésia do Pará, Água Azul do Norte, Rio Maria, São Félix do Xingu, Bannach, São Domingos do Araguaia, Xinguara, São João do Araguaia, Jacundá, Breu Branco, Tucuruí, Tucumã, Parauapebas, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Cumarú do Norte, Ulianópolis, Santa Maria das Barreiras, Dom Eliseu e Redenção.

 

Para a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo de Xinguara, Tatiana Batista, eventos como este são fundamentais para se manter atualizado.  “A gente tem uma participação ativa dentro das plenárias e é importante porque ficamos atualizados sobre os novos estudos e cenários que são apresentados com relação a áreas desmatadas e projetos de recuperação. Nós, como município verde, agora estamos focalizados na recuperação de áreas degradadas”, destacou.

 

O município de São Félix do Xingu, que tem o maior rebanho bovino do país, também participa da programação e destaca como importante para que sejam pensadas políticas públicas em conjunto com o Estado. “Temos uma área de mais de 84 mil km². Nossa demanda não é fácil e precisamos de uma política sustentável, tanto na área de pecuária quanto agricultura, que precisa ser voltada para a produção, mas respeitando o meio ambiente. A frente da secretaria a gente vê que só autuar não funciona, pois a pessoa continua no delito e continua devastando. Precisamos desenvolver algo em conjunto com o estado para que se consiga manter uma gestão sustentável e não punitiva”, declarou o Secretário de Meio Ambiente, Mineração e Saneamento de São Félix do Xingu, Fabrício Ferreira.

 

A programação segue amanhã (29) com discussões sobre a Gestão Ambiental Estadual e Municipal, os novos instrumentos e ferramentas dessa gestão e os municípios sustentáveis. Será realizada a assinatura de Portaria Conjunta do Simples Ambiental Municipal e durante a tarde, os técnicos das secretarias municipais receberão um treinamento sobre Licenciamento Dispensado, Declaratório e Simplificado. Será realizada ainda a entrega de bens à todos os municípios.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com