FNDE divulga pesquisa parcial sobre transporte escolar no país

28/01/2019

Na última quinta-feira (24), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou os resultados parciais da pesquisa que avalia o Caminho da Escola, programa que tem como objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares da educação básica pública no País. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás e os resultados vão auxiliar nas decisões do FNDE na gestão da assistência técnica e financeira à política de transporte escolar.

 

A pesquisa foi realizada via web em julho do ano passado a partir de  questionários disponibilizados para 5.570 gestores municipais e conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, e 77 mil questionários para diretores de escolas. Os resultados servirão de base para análise sobre evasão escolar, padronização e manutenção da frota escolar, bem como outros fatores específicos relacionados ao transporte dos estudantes.

 

Um dos pontos levantados na pesquisa, por exemplo, diz respeito ao tipo de frota que atende aos estudantes, tanto da área rural quanto da área urbana. Os resultados demonstram aumento nos últimos anos da disponibilização do transporte escolar por meio de veículos adequados, dados que permitirão a manutenção das políticas já implementadas e aprimoramento das ações na área. Também foi constatada a redução na idade média dos ônibus utilizados e no uso de veículos impróprios para o transporte de estudantes que, em muitas regiões, faziam uso de caminhões e caminhonetes adaptadas, conhecidos como pau de arara.

 

Os questionários lançados no ano passado englobaram tanto o Caminho da Escola quanto o Programa Nacional de Apoio Ao Transporte Escolar (PNATE), mas, neste primeiro momento, foram divulgados apenas os dados coletados no âmbito do Caminho da Escola, visto que a ação foi planejada para ocorrer em etapas e que todas as informações continuam sendo trabalhadas.

Confira o relatório técnico do FNDE sobre o programa Caminho da Escola:

Com informações da Undime.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com