Goianésia do Pará
Município
Data de Emancipação: Lei estadual nº 5686, de 13/12/1991
Data de Instalação: 01/01/1993
Gentílico: goianesiense
População Estimada 2015 *: 37,975 habitantes
Área Territorial: 7.023,91 km²
Densidade Demográfica: 4,33 hab/km²
IDH**: 0,560
Localização
Mesorregião: Sudeste Paraense
Microrregião: Paragominas
Região de Integração: Lago de Tucuruí
Gestão Municipal
Prefeito Municipal: José Ribamar Ferreira Lima
Vice-Prefeito Municipal: Manoel Ferreira
Endereço da Prefeitura: Rua Pedro Soares de Oliveira, s/n - Centro
CEP: 68539-000
Histórico*
O povoado que deu origem ao município de Goianésia do Pará começou a ser formado às margens da rodovia PA-150. Mais tarde, a abertura da PA-263 atraiu vários imigrantes para a região em busca de trabalho. Eram centenas de pessoas que por lá acabaram ficando. Porém, havia pouca terra para muita gente. Por isso, os conflitos pela posse de terra não demoraram a acontecer. Cedendo às pressões, o dono de uma fazenda da redondeza acabou doando uma grande área para o assentamento das famílias dos trabalhadores. Em troca, fez um pedido: que o local fosse chamado de Goianésia, nome da sua cidade natal em Goiás. Assim nasceu, em dezembro de 1991, o município de Goianésia do Pará, localizado no sudeste do Pará, a 292 quilômetros de Belém.
Com uma população de mais de 22 mil habitantes, o município vive da agricultura, pecuária e outras atividades. A piscicultura, que se desenvolveu a partir do surgimento do lago artificial da Hidrelétrica de Tucuruí, também é bastante expressiva na região. Existe até uma cooperativa de pescadores, com sede em Tucuruí, que é administrada pela Associação dos Servidores da Eletronorte (Assel). Mas é a extração de madeira o mais forte pilar de sustentação da economia local. O produto, além de economicamente rentável, é um atrativo cultural da região.
O artesanato em madeira é marca registrada dos moradores de Goianésia do Pará. As peças talhadas em angelim-pedra, uma espécie típica da Amazônia, chamam a atenção dos visitantes. Mas os olhares dos turistas brilham, principalmente, diante dos rios Verde e Arapixi, duas grandes atrações da cidade.
* Fonte: IBGE.
** Fonte: Atlas Brasil 2013 PNUD.
