Marcha a Brasília reúne centenas de municípios em busca de recursos

22/05/2018

Ao longo desta semana, a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios reúne prefeitos, vice-prefeitos e outras autoridades de todo o país, com o intuito de conseguir recursos para os municípios junto ao Governo Federal. Iniciando oficialmente hoje (22), a programação contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, ministros, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos deputados, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia, além de outros parlamentares.

Este ano, os mais de sete mil gestores municipais inscritos têm a oportunidade de ouvir o que os candidatos à presidência da república têm a oferecer para beneficiar a administração pública. Dentre os pleitos mais aguardados, estão os recursos necessários para honrar com a folha de pagamento municipal, bem como a continuação dos projetos que se encontram paralisados devido à crise que atingiu grande parte das prefeituras paraenses.

De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pelo menos 35% das prefeituras do Estado ainda não conseguiram encerrar o ano de 2017. Com isso, alguns prefeitos iniciaram 2018 com dívidas do ano anterior, o que afeta completamente a atual gestão.

Na solenidade de abertura, Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, enfatizou em seu discurso que através do diálogo estão conseguindo solucionar os principais problemas que vem assolando as cidades brasileiras. Ele aproveitou para pedir a ajuda do presidente quanto a essas questões e parabenizou os avanços já adquiridos até aqui. Temer, por sua vez, destacou que seu maior compromisso é com os municípios, comprometendo-se em criar um comitê com a Defesa Civil e a Receita Federal para dar uma rápida solução às questões levantadas, principalmente referentes a Lei de Licitações (Lei 8.666).

Na ocasião o presidente Temer assinou o decreto que altera legislação sobre a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde (SUS), oriunda de investimentos realizados pelos Entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS). Segundo ele, esta mudança permitirá que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) possam atender como Unidades Básicas de Saúde (UBS), facilitando o atendimento da população, assim como a gestão por parte dos Municípios. Temer ressaltou, ainda, a urgência de se votar a Nova Lei das Licitações – Projetos de Lei (PLs) 1292/1995, 6814/2017 e apensados – que deve reajustar os valores de licitação, congelados há 20 anos. Essa é uma das pautas prioritárias dos Municípios.

Prefeitos da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMATCarajás) estiveram presentes na ocasião levando as demandas da região e buscando melhorias para as suas cidades. Para o presidente da Amat e prefeito de São Domingos do Araguaia, Pedro Paraná, a participação dos associados é fundamental. “A participação dos nossos associados faz-se necessária até mesmo para garantir um maior entendimento de que a união e o diálogo é que possibilitam o desenvolvimento das nossas regiões. Quando o coro é maior, os pleitos são atendidos de forma mais rápida”, afirmou Pedro.

A programação segue até quinta (24), levantando os principais pontos das gestões públicas e fomentando o debate. Amanhã (23), constam na programação a apresentação da pauta prioritária do Congresso Nacional, a posse da Nova Diretoria, a Premiação de Iniciativas Inovadoras, mais um momento com os Presidenciáveis e Assembleia Geral.

Veja as fotos:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com