Ministério da Saúde lança campanha para conter
avanço de HIV em homens

25/02/2019
Na última sexta-feira (22), o Ministério da Saúde lançou o slogan da Campanha de Carnaval deste ano, “Pare, pense e use camisinha”. A ideia é estimular o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. A campanha visa conscientizar e estimular o uso do preservativo para prevenção de doenças, uma vez que dados apontam que 73% dos casos de HIV ocorrem em homens.
Entre as novidades para esse ano, está à apresentação da nova embalagem da camisinha distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde irá distribuir 12 milhões de camisinhas com a nova identidade visual durante os dias de Carnaval.
Pesquisas apontam que o uso do preservativo não é consistente entre os mais jovens, embora o nível de informação seja elevado em relação à forma de prevenção ao HIV, por isso o grupo tem sido foco de campanhas de preservação nos últimos anos. Dados do último boletim epidemiológico do HIV/AIDS mostram que 73% (30.659) dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos (2017). Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção de AIDS cresceu 133% entre 2007 a 2017, passando de 15,6 para 36,2.
A AMATCarajás apoio a campanha e estimula seus municípios associados para realização de ações municipais e regionais com eventos específicos destinados à juventude, com o foco na prevenção de doenças e o uso de preservativo.