Municípios debateram políticas voltadas à saúde da mulher
22/05/2017
Tucumã, Tucuruí e Rio Maria foram alguns dos municípios que integram a AMATCarajás, que realizaram, na última sexta-feira (19), a Plenária Municipal de Saúde da Mulher, cujo objetivo central era debater a implementação de políticas públicas voltadas para a saúde da Mulher.
Agora, os secretários municipais de saúde, acompanhados pelos conselhos municipais, estarão elaborando as conferências municipais de saúde que devem anteceder à etapa estadual. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), a Conferência Municipal de Saúde e a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde, serão realizadas até dia 31 de agosto de 2017, nos municípios.
As Conferências além de discutir o tema central e seus eixos, deverão elaborar propostas para a etapa estadual e eleger delegados municipais a etapa estadual. São espaços de reflexão e mobilização da sociedade, considerados essenciais para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao setor. O espaço inclui a participação da diversidade da população, em geral, esses eventos são compostos por 25% de trabalhadores de saúde, 25% de prestadores de serviços e gestores e 50% de usuários.
Etapas Estaduais
A primeira Conferência Estadual de Saúde das Mulheres do Pará (1ª CESMu/PA) acontecerá no período nos dias 19 e 20 de junho. A 12ª Conferência Estadual de Saúde do Pará está marcada para os dias 17 e 18 de outubro deste ano e a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do Pará (1ª CEVS) /PA, nos dias 19 a 20 de outubro de 2017. Todos acontecerão em Belém e são esperados, para cada evento, cerca de 1.100 participantes.
Para tanto, as datas das conferências de 2017 já estão marcadas e os secretários municipais de Saúde devem começar a mobilizar a população a participarem dos debates municipais voltados para melhoria da saúde pública.
Acesse https://goo.gl/z02M8n e saiba mais sobre o processo de organização dos eventos!

Município de Tucuruí

Município de Tucumã

Município de Tucuruí

Município de Tucumã

Município de Rio Maria