Municípios estão em situação de emergência em virtude da paralisação dos caminhoneiros

29/05/2018
Municípios da região de integração da AMATCarajás decretaram situação de emergência e suspenderam atividades essenciais para a população em virtude dos impactos causados pela paralisação nacional dos caminhoneiros, que está ocorrendo desde o dia 21 deste mês.
A greve está causando o desabastecimento de bens indispensáveis à manutenção de serviços públicos, o que resultou em medidas emergências das prefeituras para preservar a continuidade de atividades essenciais como saúde, segurança e fornecimento de água. Entre as atividades suspensas, estão serviços escolares e administrativos. Além disso, está causando ainda transtornos nas estradas, devido aos bloqueios de caminhões, o que dificulta o deslocamento da população.
Nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Curionópolis, Redenção, São Domingos do Araguaia, Itupiranga, Bannach, Parauapebas e Xinguara a situação de emergência será mantida até que o cenário seja normalizado e prevê o uso de recursos orçamentários para o custeio de ações emergenciais.
Nesta segunda-feira, 28, a AMATCarajás através da Assessoria Jurídica elaborou uma minuta de Decretação de Emergências com o objetivo de orientar os gestores municipais de como administrar a crise nos municípios, respeitando a Lei Orgânica Municipal.