Municípios que integram a AmatCarajás participam do Fórum Pará Sustentável

27/04/2017

 

Prefeitos e Prefeitas do sul e sudeste do Pará, que integram a AMATCarajás, participaram da cerimônia e lançamento da Política de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará – Pará Sustentável, realizada pelo governador do estado, Simão Jatene, durante o Fórum Permanente de Prefeitos e Prefeitas do Pará Sustentável, que aconteceu na manhã de ontem (26), no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar. 

 

De acordo com Simão Jatene, o Programa Pará Sustentável tem como objetivo coordenar ações governamentais e articular parcerias com as prefeituras e setor privado, em busca do desenvolvimento do Estado, através do Programa Municípios Sustentáveis. O governador disse ainda, que a criação do Programa se deu através da necessidade de combater a pobreza e a desigualdade social, e também, pela busca do equilíbrio das contas públicas e de políticas prioritárias baseadas em um novo modelo de desenvolvimento sustentável. 

 

Os gestores municipais assistiram ainda a uma palestra do secretário de desenvolvimento econômico, Adnan Demachki, sobre o Programa Pará 2030, que tem como objetivo consolidar políticas públicas de desenvolvimento econômico, que pretende elevar a renda per capita do Estado. Conversaram com os prefeitos também: Heitor Pinheiro, da Secretaria de Integração de Políticas Sociais; Luiz Fernandes, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Izabela Jatene, da Secretaria de Integração de Políticas Sociais; e a diretora presidente da Comunitas, Regina Esteves. 

 

Durante o evento, foi assinada a ordem de serviço para obras em escolas estaduais de 13 municípios paraenses, no total de R$ 40 milhões, que serão destinados apenas para reforma e construção de escolas, sendo dois municípios de integração da AMATCarajás, Conceição do Araguaia e Pau D’Arco. Além disso, foi assinado também o Pacto pela Educação do Pará, entre o Governo do Estado, prefeituras municipais, instituições, entidades de classe e empresas, para o fortalecimento de ações pedagógicas nas escolas públicas estaduais e municipais.

 

Para o prefeito de Itupiranga, José Milesi, este debate é muito importante principalmente para os municípios da Amat, que estão distantes do governo do Estado, sem assistência direta, com frequência. "Essa proposta que o governo traz para nós hoje, é muito importante pois vai aproximar os prefeitos do sul do Pará ao governo do Estado. Temos problemas imensos para resolver e temos pouca assistência". A prefeita Minervina de Barros, de São Feliz do Xingu, acredita que é muito importante esse diálogo que esta sendo realizado, principalmente com relação as metas referentes a questão fundiária que é muito sensível na região. "Essa questão da legalização, fazendo um programa sustentável, com certeza será um grande passo para o nosso município", declarou.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com