Municípios recebem equipamentos para auxílio na gestão ambiental

30/06/2017

O I Encontro com Gestores Municipais para o Fomento de Políticas Públicas Sustentáveis e Alternativas de Controle, Monitoramento e Combate ao Desmatamento que reuniu no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), em Belém, prefeitos e secretários municipais de meio ambiente de vários municípios paraenses, foi encerrado na tarde de ontem (29) com a entrega de kits com quatro computadores e quatro no-breaks para 70 municípios que estão aptos à gestão ambiental por meio da adesão ao Programa Municípios Verdes e que tenham assinado o pacto contra o desmatamento e pela sustentabilidade. 


Para a Secretária de Meio Ambiente de Dom Eliseu, Bernadete TenCaten, “a capacitação, que é fundamental, mais os equipamentos fornecidos e os satélites de alta resolução que foram apresentados, se terá as ferramentas para fazer um trabalho cada vez mais qualificado e melhorar o município ambientalmente falando, tanto na área rural quanto na área urbana. Estamos muito empolgados e gratos também”. 


A prefeita de São Félix do Xingu, Minervina Silva, acredita que esta parceria está dando oportunidade e meios para que os municípios possam atuar. “Isso é de suma importância para os municípios. Como o governador falou, temos que trabalhar ecologicamente correto, e essa é nossa proposta, estar colaborando com o Estado e adequando o município a todas estas necessidades”.


Durante a programação do segundo dia do evento, palestraram aos presentes o Governador do Estado, Simão Jatene, que fez a abertura; o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Luiz Fernandes Rocha; o Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Thales Belo; a Diretora de Gestão Florestal, Gabriela Chaves; e a Secretária Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene.


Importante! 


O primeiro dia de atividade foi marcado pela 24ª Reunião Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes – COGES, onde foi apresentado dados sobre desmatamento e ferramentas que podem ser utilizadas pelos municípios em prol da gestão ambiental, além do lançamento de instrumentos com novas tecnologias que poderão auxiliar as secretarias municipais para o monitoramento das áreas desmatadas e licenciadas nos municípios. No final do primeiro dia do encontro, aconteceu a reunião do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Pará (FOPESMMA) onde foi discutida a importância do Fórum para debater os problemas vivenciados no dia a dia nas secretarias municipais, e escolhido os membros das diretoriais regionais, assim como a diretoria do FOPESMMA.
 

Membros do FOPESMMA


Presidente: Márcia Sidônio - Secretária de Meio Ambiente de Muaná 
Vice-presidente: Zelma Campos - Secretária de Meio Ambiente do município Senador José Porfírio
1º secretária: Vânia Portela, Secretária de Meio Ambiente do município de Santarém 
2º secretário: Márcio Dias, Secretária de Meio Ambiente do município de Novo Repartimento  


As Diretorias e regiões que compõem os municípios da AMATCarajás ficou definida da seguinte forma: 


Região de Paragominas 


Municípios de Integração – Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Paragominas, Rondon do Pará, São Domingos do Capim, São João do Araguaia, São Miguel do Guamá e Ulianópolis.
Diretor Regional – Secretário de Meio Ambiente de Ulianópolis - João Lopes 


Região do Carajás 


Municípios de Integração – Água Azul do Norte, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Tucuruí. 
Diretor Regional – Secretário de Meio Ambiente de Marabá – Valber Araújo 


Região do Sul do Pará 


Municípios de Integração – Bannach, Conceição do Araguaia, Cumarú do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santa do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara. 
Diretor Regional – Secretário de Meio Ambiente de Redenção – Aristóteles Alves

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com