Divulgado o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 dos municípios

04/09/2018
Foi divulgado nessa segunda-feira (03) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017 por estados e municípios brasileiros. Apesar do crescimento observado, o país está distante da meta projetada. De 3,7 em 2015, atingiu 3,8 em 2017. A meta estabelecida para 2017 é de 4,7.
O Ideb é um indicador educacional que relaciona de forma positiva informações de rendimento escolar (aprovação) e desempenho (proficiências) em exames padronizados, como a Saeb que as médias de desempenho, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Ideb.
No ensino médio, nenhum estado atingiu a meta, o índice avançou apenas 0,1 %, já no ensino fundamental, segue melhorando seu desempenho, alcançando, em 2017, um índice igual a 5,8.
Através dos dados é possível analisar os desempenhos dos ensinos fundamentais e médios, assim como das Escolas Estaduais e Municipais existes nos municípios. Nos os resultados gerais, o município de Ulianópolis se mantém nas primeiras colocações, com a média 6.0.
O estado do Pará ficou com as médias no ensino fundamental, 4,5, nas séries finais ao ensino fundamental, 3,3 e no ensino médio, 2,8.
Acompanhe o resultado geral dos municípios que integram a AMATCarajás
Saiba as metas atingidas pelo seu município no site do INEP
Confira, abaixo, o IDEB dos municípios: