Operação Verde Brasil 2: Continua na Amazônia Legal até novembro de 2020
Em: 06/07/2020
Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20), fica consolidada a continuidade do emprego das Forças Armadas, coordenada pelo Ministério da Defesa, na "Operação Verde Brasil 2", até o dia 6 de novembro de 2020, nos estados que compõem a Amazônia Legal.
A ação foi pleiteada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, em junho, durante videoconferência entre o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, e governadores dos Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão). Na ocasião, o governador Helder solicitou ao vice-presidente, a ampliação do tempo de duração da Operação Verde Brasil 2, que combate crimes ambientais.
Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 09 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.
Amazônia Legal
A Amazônia Legal é uma área formada por nove Estados e abrange toda a região Norte, além de partes do Centro-Oeste e do Nordeste. São 5 milhões de quilômetros quadrados, ou 59% de todo o território nacional.
Conheça algumas operações do Governo do Estado
Operação Amazônia Viva
Considerada a maior operação de combate a crimes ambientais já realizada no Pará, tanto pela área de abrangência (15 municípios), quanto pelo quantitativo de agentes nas ações (150, entre policiais militares e civis, peritos, fiscais da Semas e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade – Ideflor-bio), a Operação Amazônia Viva é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará com o objetivo de combater crimes ambientais.
Amazônia Agora
A macroestratégia “Amazônia Agora”, foi apresentada pelo governador Helder Barbalho durante participação na COP 25, em Madrid, no final de 2019. O Programa tem como objetivo desenvolver iniciativas com 4 pilares estratégicos: redução imediata das taxas de desmatamento ilegal e queimadas, incentivar a produção e consumo sustentáveis, reflorestar áreas degradadas e captar investimentos para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. Mais Informações https://www.semas.pa.gov.br/amazoniaagora/
Leia a íntegra da Portaria