Ministério da Cidadania cria plano nacional para enfrentamento da Tuberculose

Em:30/09/2019
O Ministério da Cidadania publicou nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU), uma Instrução operacional com orientações para o enfrentamento da Tuberculose no Brasil.
A instrução trata de uma articulação realizada entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista, os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que traz a tuberculose na lista das 10 (dez) doenças infecciosas de agente único que mais mata, superando o HIV, constituindo um grave problema de saúde pública.
Em 2017, estimou-se que no mundo 10 milhões de pessoas adoeceram de tuberculose, e 1,3 milhão de pessoas morreram em decorrência da doença. Com isso, como parte do esforço global para o enfrentamento da tuberculose e à luz do modelo proposto pela OMS, o Brasil elaborou um plano nacional visando o fim da tuberculose como problema de saúde pública. O documento traça estratégias baseadas em três pilares: 1- Prevenção e cuidado integrado centrado na pessoa; 2 - Políticas arrojadas e sistemas de apoio, e 3 - Intensificação da pesquisa e inovação.
Além disso, o documento traz orientações para atuação dos profissionais da rede sociassistencial junto aos indivíduos com suspeita ou confirmação de tuberculose.
Leia o documento na íntegra