Prefeitos do sul e sudeste participam de XX Marcha a Brasília

17/05/2017

 

Prefeitos e autoridades do sul e sudeste do Pará estão em Brasília, participando da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que tem com o objetivo debater caminhos para que os municípios possam se fortalecer e enfrentá-la, a crise econômica que o país está vivenciando, e principalmente os problemas vivenciados pelos gestores, como o financiamento dos programas do governo federal, e as dividas do INSS. 

 

Durante a abertura do evento, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou que o que se espera é que o Congresso olhe para o cidadão brasileiro. “Não estamos aqui reivindicando nada para o prefeito, para o vice-prefeito ou para o vereador; queremos recurso para melhorar a saúde, a educação, o saneamento e a assistência social”, disse. Na ocasião, o Presidente da República, Michel Temer, anunciou o parcelamento da dívida dos municípios com o INSS.

A abertura do evento reuniu cerca 6 mil participantes de todo o país e cerca de 80% dos prefeitos do Pará, a AmatCarajás, é uma das principais representantes do Pará no evento, com grande número de prefeitos das regiões Sul e Sudeste do Estado. 

Segundo o presidente da entidade, Pedro Paraná, prefeito de São Domingos do Araguaia, as reivindicações que estão sendo apresentadas são fundamentais para todo o país, mas principalmente para o Pará que é um estado novo em desenvolvimento e precisa do apoio do Governo Federal. “Foram discutidas as reivindicações que todos os prefeitos querem, que é o pacto federativo, o direcionamento do ISS para os municípios onde é cobrado e também a dívida do INSS, que hoje já foi assinado para o parcelamento ser em 200 meses”, detalhou.

Para o prefeito de Brejo Grande do Araguaia, Marcos Nascimento, o pacto federativo é fundamental, para distribuir a arrecadação de forma igualitária entre os três entes da federação. “Neste primeiro momento o que o governo federal está fazendo é simplesmente parcelando as dívidas previdenciárias e pedindo que os prefeitos tenham paciência de aguardar as reformas da União, para que depois possa se pensar num pacto federativo de verdade”, declarou. 

O prefeito de Itupiranga, José Milesi, destacou que “o evento é um momento muito importante, em que conhecem muitas leis, normas e programas e espera que cresça cada vez mais, pois muitos direitos já foram conquistados, principalmente para os municípios mais pobres, através da CNM”. Para ele a presença do Presidente da República abriu espaço para o diálogo. “Ele trouxe os ministros, que estão dialogando com os prefeitos, dando explicações, e isso é muito importante porque faz com que a gente consiga vencer muito obstáculos”, declarou.

Com uma vasta programação o evento segue até a quinta-feira (18).

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com