Prefeitos e representantes do governo discutem demandas
No final da tarde de ontem, 28, o presidente da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins e Carajás (AMATCarajás), Válber Milhomem, coordenou uma reunião com o Chefe da Casa Civil, José Megale e aproximadamente 23 gestores dos municípios de integração da região sul-sudeste do Estado. O encontro foi realizado no auditório da Associação, em Belém, onde foram debatidos os principais problemas enfrentados pelos municípios, principalmente na área da educação, saúde a pavimentação asfáltica.
A reunião faz parte dos encaminhamentos que foram dados durante a última Assembleia Geral da Associação, realizada em março, no município de Marabá. Além de prefeitos, secretários municipais, participaram do encontro o secretário estadual de saúde, Vitor Mateus; a secretária de estado de desenvolvimento urbano e obras públicas, Noêmia Jacob; e o secretário adjunto de educação, José Roberto Alves.
Entre os assuntos que foram discutidos durante a reunião, estão os convênios que foram realizados entre Estado e Município, como o Transporte Escolar e Merenda Escolar, as obras escolares paralisadas, o andamento das obras oriundas do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), sobre o Programa Asfalto nas Cidades e, também, sobre os recursos decorrentes do Programa de Atenção Básica de Saúde.
Válber Milhomem, que é prefeito do município de Bannach, tratou de dois assuntos importantíssimos para a região sul e sudeste do Estado, a construção de um Instituto Médico Legal (IML) e de um Aeroporto para Redenção. Megale reconheceu a relevância das obras para atendar as demandas dos municípios e garantiu que as solicitações serão apresentadas para o governador.
Válber também enfatizou que a função da AMAT é lutar em prol dos 38 municípios que compõe a Associação. "Essa vinda do Chefe da Casa Civil e dos secretários de Estado até a AMAT mostra o quando a nossa associação esta fortalecida e empenhada no desenvolvimento da região, mesmo com o cenário de crise econômica enfrentada por todos nós prefeitos, estamos aqui lutando, discutido sobre os interesses dos municípios", concluiu Milhomem.
O Chefe da Casa Civil, José Megale, destacou que a reunião foi fundamental para que todos estejam unidos, discutindo os assuntos que são de interesse dos municípios e principalmente do Estado. "O Estado do Pará está entre os quatro que não estão endividados, estando apto a receber empréstimo. Mas, precisamos ter cautela nesse momento de dificuldade, a vontade de fazer é grande, mas precisamos ter condições para executar os serviços, esse período é de avaliar como vai ficar o cenário e verificar o que será possível fazer".
Entre os encaminhamentos que foram dados na reunião, está que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) vai realizar os pagamentos das parcelas referente ao Convênio/2016 com o Transporte Escolar, também será viabilizada a implementação de um Consórcio Público entre os municípios e o Governo do Estado para aquisição de serviços especializados na área de saúde.
