Prefeitos e representantes do governo discutem demandas

 No final da tarde de ontem, 28, o presidente da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins e Carajás (AMATCarajás), Válber Milhomem, coordenou uma reunião com o Chefe da Casa Civil, José Megale e aproximadamente 23 gestores dos municípios de integração da região sul-sudeste do Estado. O encontro foi realizado no auditório da Associação, em Belém, onde foram debatidos os principais problemas enfrentados pelos municípios, principalmente na área da educação, saúde a pavimentação asfáltica.

 

A reunião faz parte dos encaminhamentos que foram dados durante a última Assembleia Geral da Associação, realizada em março, no município de Marabá. Além de prefeitos, secretários municipais, participaram do encontro o secretário estadual de saúde, Vitor Mateus; a secretária de estado de desenvolvimento urbano e obras públicas, Noêmia Jacob; e o secretário adjunto de educação, José Roberto Alves.

Entre os assuntos que foram discutidos durante a reunião, estão os convênios que foram realizados entre Estado e Município, como o Transporte Escolar e Merenda Escolar, as obras escolares paralisadas, o andamento das obras oriundas do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), sobre o Programa Asfalto nas Cidades e, também, sobre os recursos decorrentes do Programa de Atenção Básica de Saúde.

 

Válber Milhomem, que é prefeito do município de Bannach, tratou de dois assuntos importantíssimos para a região sul e sudeste do Estado, a construção de um Instituto Médico Legal (IML) e de um Aeroporto para Redenção. Megale reconheceu a relevância das obras para atendar as demandas dos municípios e garantiu que as solicitações serão apresentadas para o governador.

 

Válber também enfatizou que a função da AMAT é lutar em prol dos 38 municípios que compõe a Associação. "Essa vinda do Chefe da Casa Civil e dos secretários de Estado até a AMAT mostra o quando a nossa associação esta fortalecida e empenhada no desenvolvimento da região, mesmo com o cenário de crise econômica enfrentada por todos nós prefeitos, estamos aqui lutando, discutido sobre os interesses dos municípios", concluiu Milhomem.

 

O Chefe da Casa Civil, José Megale, destacou que a reunião foi fundamental para que todos estejam unidos, discutindo os assuntos que são de interesse dos municípios e principalmente do Estado. "O Estado do Pará está entre os quatro que não estão endividados, estando apto a receber empréstimo. Mas, precisamos ter cautela nesse momento de dificuldade, a vontade de fazer é grande, mas precisamos ter condições para executar os serviços, esse período é de avaliar como vai ficar o cenário e verificar o que será possível fazer".

 

Entre os encaminhamentos que foram dados na reunião, está que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) vai realizar os pagamentos das parcelas referente ao Convênio/2016 com o Transporte Escolar, também será viabilizada a implementação de um Consórcio Público entre os municípios e o Governo do Estado para aquisição de serviços especializados na área de saúde.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com