São João do Araguaia
Data de Emancipação: 29/12/196, Lei estadual nº 2460
Data de Instalação: 01/01/1962
Gentílico: são-joanense
População Estimada 2015*: 13,521 habitantes
Área Territorial: 1.279,89 km²
Densidade Demográfica: 10,48 hab/km²
IDH**: 0,550
Localização
Mesorregião: Sudeste Paraense
Microrregião: Marabá
Região de Integração:Carajás
Gestão Municipal
Prefeito Municipal: João Neto Alves Martins
Vice-Prefeito Municipal: Francisco José Batista de Lima
Endereço da Prefeitura: Praça Inácio Moura, s/nº, Centro
CEP: 53900-000
Site Oficial:
Histórico *
A origem histórica do município de São João do Araguaia, situado sudeste do estado do Pará, na zona fisiográfica do itacaiunas, data de 1779, quando o Governador Capitão-General José de Nápoles Tello de Meneses, determinou a fundação de um lugar que se localizasse à margem esquerda do rio Tocantins. O objetivo da iniciativa era facilitar a colonização da região.
Nas proximidades do local escolhido, que denominou-se São Bernardo da Pederneira, existia um mocambo chefiado por Maria Aranha, donde foi construída a povoação primitiva de São João do Araguaia. Esse fato ocorreu logo após a coexistência pacífica dos habitantes dos dois núcleos populacionais que, com isso, atraiu a sujeição do Governo.
Em 1870, foram fundados, também, na região, um novo povoado com o nome de Alcobaça e um pequeno fortim à beira do rio Tocantins, sob a inovação de Nossa Senhora de Nazaré.
Dez anos depois, seguindo a mesma idéia de colonizar o alto Tocantins, o Governador e Capitão-General Francisco de Souza Coutinho, organizou uma expedição mercantil comandada pelo Cabo Tomaz de Souza, para estabelecer comunicação com o Estado de Goiás. O êxito alcançado acarretou o surgimento de ouras expedições, incentivando assim, o intercâmbio comercial entre o Pará e Goiás. com isso, em 1797, o alferes Joaquim José Maximino para lá se dirigiu e, após, reconstruir o forte de Nossa Senhora de Nazaré, reuniu a população de Alcobaça e São Bernardo e fundou o registro de Itaboca, mais tarde transferido para a margem esquerda do Tocantins, entre o Seco do Bacabal e a Praia do Tição. Nessa ocasião passou a chamar-se São João do Araguaia, por ter-se à vista, o rio Araguaia.
A povoação definitiva desse registro, formou-se em 1850, quando após à criação de uma colônia militar na região, o tenente Constâncio Dias Martins, acompanhado de uma parte das praças e famílias da Colônia Santa Teresa e do Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, mudou-se para São João do Araguaia.
Em 1901, a localidade adquiriu categoria de povoado, e, em 1908, foi elevada a Vila e Município. Entretanto, em 1922, veio a ser anexado ao município de Marabá, por ocasião de sua extinção. Essa situação perdurou até 1961 quando através da Lei nº 000/00 foi emancipado sendo entretanto efetivamente instalado o município apenas em 1962, quando dali desanexou-se para emancipar-se política e administrativamente, em definitivo.
* Fonte: IBGE.
** Fonte: Atlas Brasil 2013 PNUD.