Secretários de Educação debatem temas relevantes para educação pública

12/04/2017

Nesta terça (11) e quarta-feira (12), prefeitos, secretários municipais de educação e técnicos da área, estão reunidos no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, para mais uma edição do Encontro da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Pará). Este ano o tema central do evento é “Dirigente Municipal de Educação: construindo gestão com colaboração e inovação”. O evento conta com o apoio das associações e consórcios de municípios do Estado do Pará, entre os quais a AmatCarajás.

Durante a abertura, os integrantes da mesa defenderam a necessidade de integração dos gestores municipais com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), para aprimorar o sistema público de ensino em todos os municípios do Estado. Compuseram a mesa de abertura do evento, a Secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage; o presidente da Undime Nacional, Alécio Costa; o presidente da Undime/Pará, Onilson Carvalho; o Secretário Adjunto de Ensino da Seduc e representante do Conselho Estadual de Educação (CEE), José Roberto Silva; a representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação (FNDE), Andréa Saar; a representante do Ministério da Educação, Vânia Castro; e o presidente da Famep (Federação das Associações de Municípios do Estado do Para), José Azevedo Leão.

Entre os principais temas abordados nos dois dias de encontro, estão: a implementação dos Sistemas Municipais de Educação e a atuação dos Conselhos Municipais de Educação na legalização das escolas; o regime de colaboração pela melhoria da educação de qualidade no Estado; as competências do FNDE e a realidade dos programas junto aos municípios; a importância dos processos de licitação e prestação de contas na gestão da educação; o censo escolar; PNAIC; CONVIVA; o CONAE 2018; o Plano Nacional de Educação em Movimento: alinhamento dos Planos Municipais e Estaduais de Educação ao PNE e adequação dos Planos de Carreira e Remuneração; a Plataforma Freire; a educação do campo; o Plano de Ações Articuladas: Novo Ciclo 2017/2019; e a eleição da nova diretoria da UNDIME/PA - Biênio 2017/2019.

Para Vilmones da Silva, Secretário de Educação de Xinguara, o Fórum é uma oportunidade ímpar pra troca de experiências. “Em todos os fóruns da Undime nós recebemos muitas e valiosas informações para melhorar a gestão nos municípios, e sempre com participações muito importantes tanto da Seduc, quanto do Ministério da Educação. São informações que nos auxiliam para superarmos as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Viemos para cá cheios de boa vontade de adquirirmos novos conhecimentos, de estar neste contato corpo a corpo com os secretários dos demais municípios, que também enfrentam situações semelhantes as que enfrentamos no nosso município. A gente vem compartilhar ideias, adquirir novos conhecimentos e nos aperfeiçoarmos para oferecer para sociedade uma educação publica com mais qualidade”, destacou.

O Secretário de Educação de Ulianópolis, Aureliano Gomes dos Santos, juntamente com técnicos de educação do município, também participam do evento e considera “uma oportunidade de discutir a política da educação, aquilo que vem dando certo e aquilo que precisa ser repensado. É uma oportunidade de diálogo e um espaço democrático. A gente vem com o objetivo de discutir as melhorias, afinal acho que toda a gestão educacional tem passado por grandes dificuldades e elas são amenizadas quando se parte para o diálogo, a interação e o entendimento”.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

BELÉM

 

End.: Av. Conselheiro Furtado, 1440. Bairro Batista Campos.

CEP: 66.035-350 – Belém / PA

Fone: (91) 4006-2350 / (91) 4006-2351

Email: amatcarajas@amatcarajas.org.br

MARABÁ

 

End.: Av. VP8 – Folha 26 – Quadra 14 – Lote 01 - Edifício Amazon Center Sala 605/606 – 6º andar.

CEP: 68.504-120 – Nova Marabá

Fone: (94) 3322-1957

Email: maraba@amatcarajas.org.br

BRASÍLIA

 

End.: Setor Rádio TV Sul

Edifício: Centro Empresarial Brasília
Bloco B, Sala 425
CEP: 70.340-907 / Brasília - DF
Fones: (61) 3225-0461/ (61) 3226-1121
E-mail: brasilia@amatcarajas.org.br

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com