Lei sobre atuação dos agentes de saúde é reformulada
19/04/2018
Uma caminhada realizada pelas ruas do município de São Félix do Xingu, nesta quinta-feira (19), encerrou a 6ª Semana dos Povos Indígenas, que teve como tema “O empoderamento da mulher indígena”. O crescimento da representação feminina nas comunidades indígenas é uma das pautas levantadas pelos movimentos sociais junto à Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento reuniu cerca de 5,5 mil índios de 12 etnias, que participaram de debates sobre os direitos indigenistas, oficinas, atividades esportivas e culturais.
Durante os quatro dias de evento, vários serviços foram direcionados aos índios como a emissão de documentos, atendimentos médicos e capacitações profissionais. Além das ações de cidadania, atendimentos jurídicos, de saúde e odontológico, de assistência social, como a inscrição dos índios no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, acesso aos principais benefícios sociais da União, como o Bolsa Família, foram oferecidos.
A Semana dos Povos Indígenas começou como evento local, uma iniciativa da Prefeitura de São Félix do Xingu para dar espaço e voz aos Kayapós, a tribo mais representativa da região, mas cresceu e hoje é o maior encontro anual de etnias do Estado.